terça-feira, 9 de agosto de 2011

FSP USP recebe Ministro das Relações Exteriores para discutir a política externa brasileira sobre assistência humanitária

Fonte: FSP/USP

Na FSP/USP, em 11/08/2011 às 10h, ocorrerá na sala Paula Souza, a conferência sobreA política externa brasileira sobre assistência humanitária” proferida pelo ministro Milton Rondó Filho, do Ministério das Relações Exteriores. O ministro é chefe da Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome - CGFome do MRE do Brasil.
A ocorrência de catástrofes naturais, assim como de conflitos armados e de diversos outros tipos de convulsões sociais, tem levado à necessidade do esforço e da cooperação para assistência humanitária às populações e medidas de recuperação das regiões ou países atingidos por parte da comunidade internacional. Segundo o Ministério das Relações Exteriores a assistência humanitária é “toda e qualquer ação que contribua, de forma imediata e eficaz, para prevenir, proteger, preparar, evitar, reduzir, mitigar sofrimento e auxiliar outros países ou regiões que se encontrem, momentaneamente ou não, em situações de emergência, de calamidade pública, de risco iminente ou grave ameaça à vida, à saúde, à garantia dos direitos humanos ou humanitários de sua população”.

A assistência humanitária é regulamentada por Resolução 46/182 da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU), ocorrendo mediante solicitação expressa do país atingido pelos fenômenos danosos. Nos últimos anos o Brasil tem desempenhado importante papel em colaboração com os organismos internacionais, como se dá na situação da República do Haiti. O país privilegia estratégias que abordem a transferência de tecnologias sociais junto a países em desenvolvimento, com especial atenção aos países africanos e centro-americanos.

O evento é gratuito e aberto a quaisquer interessados sem necessidade de prévias inscrições. A FSP/USP não oferecerá certificados de participação nem estacionamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário