segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pré-Congresso Baixada Santista


Nos dias 25 e 26 de agosto, a APSP e a Unifesp Campus Baixada Santista realizaram o Pré-Congresso de Saúde Pública da Baixada Santista. O evento, preparatório para o 12º Congresso Paulista de Saúde, reuniu cerca de 150 pessoas em Santos.
O Pré-Congresso contou com a participação de docentes e pesquisadores da Unifesp e da Unisantos, gestores e trabalhadores da saúde das Secretarias Municipais de Saúde da região e da Direção Regional de Saúde (DRS) Baixada Santista, alunos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional.
A mesa de abertura foi composta por autoridades locais e por Paulo Fernando Capucci, presidente da APSP. Os integrantes da mesa ressaltaram a importância do evento, destacando o diálogo entre a universidade e os serviços de saúde e principalmente pelo envolvimento de Secretarias Municipais de Saúde da Baixada Santista. Após a mesa, a professora Amélia Cohn proferiu a conferência sobre o tema do evento: "Saúde e direitos: produção de práticas e conhecimentos".
No dia seguinte, os participantes foram divididos em salas para os grupos de trabalho e discutiram as quatro temáticas propostas: A produção do conhecimento interdisciplinar na formação em saúde; A relação universidade/serviços na consolidação do SUS; O desafio da construção de redes de atenção e tradução das macropolíticas no cotidiano do cuidado; e Experiências inovadoras na construção do conhecimento e de práticas.
Cada sala, que contou com a participação de diferentes grupos de pessoas, teve um responsável por problematizar o tema e mediadores que incentivaram, organizaram e sistematizaram as discussões. Depois, os grupos se apresentaram em plenária.
Após as apresentações, foram identificados pontos em comum entre os grupos, destacando-se a importância da responsabilização mútua (universidade e serviços) pela formação de alunos (futuros profissionais de saúde); de retomar a participação dos diferentes segmentos nas instâncias de representação social na saúde; de politizar as discussões e as ações no campo da saúde.
Ao final do evento, foi definido que a Carta da Baixada Santista será elaborada com os principais pontos discutidos e que o documento será apresentado no 12 º Congresso Paulista de Saúde Pública. As atividades do Núcleo Baixada Santista da APSP serão potencializadas, assim como a participação dos interessados. Hoje, participam do Núcleo docentes da Unifesp – Campus Baixada Santista, docentes da Unisantos, trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde de Santos e de Cubatão e profissionais da DRS Baixada Santista. Será criado um fórum permanente para que seja possível aprofundar as discussões iniciadas no Pré-Congresso. O fórum acontecerá em diferentes municípios e o primeiro será em novembro de 2011, em Cubatão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário