quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ciclo de Debates: evento discute o Pacto pela Saúde nas Relações Interfederativas

A APSP realizou nesta terça-feira, 21, a segunda atividade do Ciclo de Debates. O evento, parceria entre a APSP, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), teve o tema “O fortalecimento do Pacto pela Saúde nas Relações Interfederativas” e aconteceu no auditório Paula Souza, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
O debate foi mediado por Paulo Fernando Capucci, presidente da APSP e por Oswaldo Tanaka, professor da FSP/USP e contou com as participações de André Bonifácio, diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS da SGEP/MS e Aparecida Linhares Pimenta, secretária municipal de saúde de Diadema e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Bonifácio explicou o Pacto pela Saúde, destacando que o Pacto foi pensado para ampliar o diálogo, para haver maior articulação entre as esferas de gestão. O representante do Ministério da Saúde disse que o Pacto ainda está em processo e destacou a regionalização, a diminuição no número de formas de financiamento e a criação dos Colegiados de Gestão Regional (CGR) como os maiores avanços do Pacto, mas que os desafios ainda são muitos.
Aparecida Linhares Pimenta falou do Pacto no Estado de São Paulo e da falta de definição de qual o papel desempenhado pela SES/SP. Ela ressaltou a importância dos CGR, da necessidade de a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ter um papel mais protagonista e da questão da falta de médicos.
Após as exposições, o público presente pode fazer perguntas aos palestrantes.
A próxima atividade do Ciclo de Debates será em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário